Tradutor

sábado, 25 de maio de 2013

Bateria do notebook: Como usar e preservar

O TechTudo, site de informática, preparou esse artigo especial, em formato de perguntas e respostas, com as principais dúvidas a respeito das baterias e respostas objetivas.

O artigo é de: Helito Bijora para o TechTudo 
No qual é estudante do quarto ano de engenharia civil e jogador de Team Fortress 2 nas horas vagas. Usuário satisfeito do Windows 7, mas brinca com Linux 
e Mac OS sempre que pode.

Parte inferior do notebook (Foto: Stella Dauer)



É verdade que devemos tirar o carregador da tomada quando a bateria do notebook carregar por completo?

Não. Se você tem uma tomada a disposição e não precisa de mobilidade, é preferível manter o notebook conectado à tomada. Toda bateria possui vida útil limitada pelo número de cargas. Portanto, utilizá-la sem real necessidade acarretará um desgaste desnecessário que contribuirá para o abreviamento de sua vida útil.

É necessário remover a bateria caso queiramos usar o computador ligado direto na tomada?

Não. Atualmente, as baterias de íons de lítio não possuem o efeito memória – ou vício, como é popularmente conhecido. Esse fenômeno era comum nas antigas baterias de níquel cádmio, que precisavam ser totalmente descarregada antes de iniciar uma nova recarga. Além disso, manter a bateria no computador evita que você perca seu trabalho em casos de queda de energia.
Bateria de íon-lítio para notebooks, o Li-Ion (Foto: Wikimedia Commons)


Deixar o notebook ligado o tempo todo reduz a vida útil da bateria?

Se o computador estiver sempre conectado à tomada, não. A vida útil da bateria é medida pelo número de vezes em que ela atinge o 100% de carga, ou seja, o número de carga e descarga – ou ciclos, se preferir. Se o computador permanece sempre ligado à rede elétrica sem que o nível de carga da bateria seja alterado, não acarretará nenhum desgaste na bateria.

A bateria estraga se deixá-la zerar?

Sim. Quando o sistema operacional informa que o computador precisa ser conectado em uma tomada pois a bateria está sem carga, na verdade, a bateria ainda armazena uma quantidade mínima de energia para mantê-la funcional. Se você deixar a bateria descarregada guardada por um longo período de tempo, essa carga mínima de funcionamento pode ser perdida. Se isso acontecer, a bateria fica inutilizável.

Por que meu notebook não 'segura' a carga da bateria?

A vida útil da bateria deve estar no fim. Provavelmente ela já atingiu o número de ciclos (recarga e descarga) suportado – algum valor entre 300 e 400. O tempo varia de acordo com o uso, mas as baterias não costumam durar mais do que dois anos funcionando com toda sua capacidade. Passado alguns anos, o desgaste natural faz com que a bateria não aguente mais do que alguns minutos longe da tomada. Nesse caso, a solução é apenas uma: a substituição.
Bateria totalmente carregada (Foto: Reprodução)

Como descartar corretamente a bateria com defeito do notebook?

Olhe o manual do notebook. Nele, o fabricante é obrigado a especificar onde a bateria – e o computador – deve ser descartado. Caso não possua mais o manual, essa informação também pode ser encontrada no site da empresa. O local de descarte geralmente é um centro de assistência técnica autorizada. Jamais desmonte uma bateria ou a descarte no lixo doméstico.

Tem problema comprar uma bateria 'pirata'?

Se a bateria atende todas as especificações técnicas do fabricante, não. Para descobrir esses dados, remova a bateria original do seu computador e observe a tensão elétrica (voltagem) e a corrente elétrica, tanto de entrada quanto de saída, e compare com as especificações da bateria que pretende comprar. Se todos os dados baterem, a bateria é totalmente compatível. Caso contrário, melhor não arriscar.

Saiba mais na integra no site: TechTudo
Ainda tem dúvidas sobre baterias? Pergunte no Fórum TechTudo.

2 comentários:

  1. muito bom o artigo esclarece muitos mitos, até a gente que é tecnico as vezes fica na duvida. parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Marcos. Sou técnica em informática, também. E aprendo muito com os artigos, no qual eu pesquiso de sites conceituados para postar, aqui, no blog WDI. Portanto, esta área que escolhemos, é necessário estarmos atualizados constantemente. Pois, o avanço tecnológico acontece de uma maneira rápida.
      Obrigada, e volte sempre!
      Atenciosamente, Verônica Veiga

      Excluir

Olá, bem vindos! Deixe o seu comentário, responderei em seguida!
Atenciosamente: Verônica Veiga

Informática: Seja bem vindo ao blog WDI

Blog WDI Informática
Dicas Windows
Vídeo aulas
Curta o blog no Facebook
_____________________________________
Inscreva-se no meu canal no youtube e acompanhe vídeo aulas e diversos conteúdos que disponibilizo no blog WDI Informática.
Dicas Windows: Vídeos com dicas de windows 7 Dicas manutenção de computadores: Manutenção para PC
Na imagem abaixo você terá acesso a todos os banners criados por mim: